Sobre o blog

LOGO DA BASE

Este é o blog dos trabalhadores da educação de São Paulo organizados no Partido Comunista Brasileiro – PCB. Participam deste blog professores de ensino fundamental, médio e superior, além de pesquisadores de diversas áreas. Somos homens e mulheres que buscamos, no cotidiano, construir uma sociedade verdadeiramente livre. Sonhamos e construímos, por meio de nossa militância, uma forma de viver que proporcione emancipação política e autonomia a todos os seres humanos. Por uma sociedade sem classes, sem opressões de gênero, raça, etnia e sem amos; por uma educação a serviço dos trabalhadores!

poster-depicting-karl-marx-friedrich-engels-and-lenin-unknown
Marx, Engels e Lênin, autores de base da formação comunista

Neste blog, você pode ler as análises políticas desenvolvidas pelos autores, pode atiçar a vontade de saber pescando ideias de nossas resenhas e indicações de leitura, pode acessar os textos que organizamos periodicamente em nosso Boletim Vermelho (formato panfletário distribuído impresso em nossos ambientes de trabalho), e pode se engajar em diversas atividades de formação.

Tendo a formação como uma de nossas principais tarefas, na militância e na vida, estabelecemos uma variedade de práticas de formação que extrapolam este blog. Realizamos mensalmente seminários de formação, temáticos, em que os nossos autores e outros convidados discorrem sobre questões atuais aprofundando o debate marxista-leninista em torno do assunto. Na plataforma de Cursos EAD, você irá encontrar alguns cursos online permanentes, outros pontuais com inscrições limitadas e também um espaço de interação virtual a partir do material de nossos seminários de formação. Outros eventos e cursos são divulgados periodicamente na agenda.

Embora a formação seja em geral uma preocupação nossa, levamos especial atenção à juventude. Procuramos desenvolver parcerias diretas com a União da Juventude Comunista (UJC) para oferecer aos jovens da classe trabalhadora formação de qualidade em diversas áreas.  Para saber mais sobre essas ações, leia o Especial Juventude na seção de Cursos & Formação.

Nesse caminho, procuramos honrar os nomes daqueles e daquelas camaradas que construíram a formação e a intelectualidade ligados à militância comunista no Brasil: Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Patrícia Galvão (Pagu), Luiz Carlos Prestes, Olga Benario, Oswald de Andrade, Jorge Amado,  Cândido Portinari, Rachel de Queiroz, Tarsila do Amaral, Anísio Teixeira, Carlos Drummond de Andrade, Marighella e Astrojildo Pereira, apenas para nomearmos alguns.

Caso deseje, você pode entrar em contato conosco por meio de nosso email, para dar sugestões, retornos, opiniões e afins (contato@pcbeducacao.org), além de comentar nos posts deste blog, e pode nos acompanhar em redes sociais como o Facebook [página em construção].

Seja bem-vind@ e faça desta a sua casa de formação na internet!