Juventude, Marxismo e Revolução

Curso sobre os movimentos de juventude e o movimento estudantil, marxismo e revolução, no estado de SP!
size_810_16_9_ocupacao-sp
Secundaristas resistem à PM na ocupação do Centro Paula Souza, 2016

Os movimentos de juventude estão em evidência na vida política do país hoje. Sua ação, porém, mostra boa parte de suas contradições. Há uma linha política única entre esses movimentos? Por que os movimentos estudantis universitário e secundarista não atuam sempre em conjunto? Qual é o papel da UNE? Que desdobramentos concretos esses movimentos podem trazer na luta por uma sociedade melhor para a classe trabalhadora?

A juventude que está nas ruas não é a primeira e não será a última a enfrentar com coragem a violência da classe dominante – a burguesia – no capitalismo. Há pelo menos um século a juventude se organiza enquanto tal na maior parte dos países do mundo, buscando construir uma sociedade livre da exploração. Buscando compartilhar um pouco da experiência e do conhecimento acumulado por juventudes de outrora, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) organiza, com a União da Juventude Comunista (UJC), o curso “Juventude, Marxismo e Revolução”.

O curso parte de um resgate da história dos movimentos de juventude no Brasil, passa pela cultura como locus de resistência da juventude na luta política no país, apresenta os princípios básicos do materialismo histórico dialético, relembra as reflexões de Che Guevara e Lênin sobre o papel da juventude e processos revolucionários, discute as formas atuais de organização da juventude e sua eficácia, e aponta para a atuação organizada como estratégia a ser empregada na luta.

Diferentes turmas do curso são formadas periodicamente, em diferentes cidades do estado de SP. Fique ligada/o em nossa agenda para não perder a próxima. As instruções de inscrição também estarão disponíveis em nossa agenda! Siga a página da UJC/SP no Facebook para se manter informada/o também!

About PCB Educação 1 Article
Trabalhadores da Educação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Be the first to comment

Leave a Reply